domingo, 29 de julho de 2012

Oração da bailarina.......

Ballet nosso que estais no sangue,
Santificada seja vossa musica,
Venha a nós o nosso esforço,
Assim nos ensaios como nas apresentações.
A dança de cada dia nos dai hoje,
Perdoai as faltas aos ensaios,
Assim como perdoamos nossos professores rígidos,
Não deixai errar as correografias,
E livrai-nos dos calos e das bolhas.
Amém!!!


Sapatilha de ponta ideal e algumas marcas !

Infelizmente não existe essa sapatilha de ponta correta para todas. Cada bailarina tem um pé diferente. Existem bailarinas com o pé chato, com um colo de pé maior, com joanete etc. Sendo assim seria improvavel que existisse uma sapatilha certa para todas essas bailarinas. Algumas dançarinas demoram anos para achar a ideal pois existe uma sapatilha "para cada tipo de pé". Algumas tem box ( onde ficam os dedos) mais largo ou mais estreito por exemplo. Olhe só algumas sapatilhas:

A capezio partner é ótima para iniciantes por quebrar mais rapido e ser mais "mole" porém ela tem que ser trocada quase sempre pelo mesmo motivo.
A capezio fouette não é tão barata como a partner por ser um pouco mais profissional. Isso percebe-se pelo box que é um pouco mais estreito.

A balleto é outra marca só que não tão conhecida. Tem um acabamento muito bonito otimo para festivais de dança alem de possuir também uma base mais larga para auxiliar no equilibrio e também é boa para quem tem alguma dificuldade de subir nas pontas.

Sobre a Gaynor Minden não tem muito o que falar, só que são as preferidinhas no ballet porque tem um acabamento lindo.

A milleniun dura bastante, faz um pouquinho de barulho quando é novinha. Alguns dizem que tem um acabamento feio. Particularmente, eu tenho e não penso assim não.

Para quem ainda não se decidiu e esta procurando a sapatilha certa segue algumas dicas:
Veja de que tipo é o seu pé primeiro:

Também verifique seu pé de acordo com essa tabela:





Espero ter ajudado. Qualquer dúvido, comenta ai e eu publico
Beijo a todas as balarinas e bailarinos






Sapatilhas de ponta..........tem hora certa?

Esses dias comecei a procurar em alguns blogs de fisioterapeutas, professores de educação fisica etc. sobre a hora certa de por a sapatilha de ponta e nenhum afirmava essa hora com toda certeza. E isso tem um porque. Cada pessoa tem um tipo fisico, por exemplo, você tem que avaliar sua altura, seu peso e principalmente a sua idade. Varios professores de ballet PROIBEM por sapatilha de ponta antes dos 10 anos, porque antes dessa idade, os ossos do pé ainda estão maleaveis, ou seja, ainda estão se formando. Hoje, pode ser que não aconteça nada mas no futuro isso pode gerar distenções, lesões, fraturas e deformações. Mas antes de se precipitar, temos que ver a idade de ballet que a menina possui. O ideal seria ter mais de 3 ou 4 anos de ballet, mas tudo vai de acordo, novamente, com o tipo fisico da bailarina, sua força, sua musculatura, flexibilidade e sustentação. Se estiver com dúvidas a respeito e quiser ver se ja esta na idade certa para por a sapatilha, converse com sua professora. É ela quem vai te dizer se seu corpo esta ou não preparado. Lembre-se: todo o peso do seu corpo estara em cima dos seus tornozelos. Eles estão devidamente preparados para isso? Estou pondo um vídeo aqui que talvez ajude:
http://www.youtube.com/watch?v=NaYGbRREoh4






Deixem comentarios
Beijos

O famoso Espacate.....como fazer?

Olá...
Esses dias estive tentando procurar algumas dicas para conseguir fazer o espacate frontal....não me preocupo muito com o lateral pois quem faz o frontal faz os dois.


Então achei algumas coisas que são bem interessantes. Nenhuma menina ou menino realizara uma abertura em uma semana. Isso é quase impossível mas cada um tem o seu tempo (  o que é muito importante saber) e ele pode ser mais lento ou mais rapido então não fique se torturando porque você vai conseguir. Entendido isso, vamos continuar.

Se possivel, faça uma caminhada de pelo menos meia hora.

             


Depois, vamos começar os alongamentos. Faça o que você souber, borboleta, segurar a ponta dos pés com as pernas esticadas ( ou em pé ou sentado ), enfim...faça todos os que você souber repetindo eles pelo menos 3 vezes segurando naquela posição uns 30 segundos. (É muito importante estar com uma garrafinha de água ao lado pois ajuda na formação de músculos e também respire durante os alongamentos e relaxe).

Quando se sentir devidamente aquecido, sente no chão e abra até onde conseguir de frente para parede (OBS: na primeira vez não vá ate seu limite. Fique mais distante da parede para seu cérebro receber um alerta da posição em que você esta e a se preparar para avanar cada vez mais). Depois volte e abra novamente, dessa vez indo mais adiante. Repita isso três vezes e então, abra mais uma vez indo até o seu limite. Então repita mais uma vez. Desse modo aqui da foto ou mesmo sentado de frente para a parede:




O mais importante: a água. Entre os treinos beba muita agua...pode ser estranho mas ajuda mesmo. Muita gente ( e eu sei que você estava pensando em fazer isso também) vai pular a parte da caminhada e vai direto fazer um alongamento de tres minutos e se matar abrindo ate onde consegue. Novidade: Isso não funciona. A caminhada aquece as pernas de forma, vamos dizer, tradicional. Meia hora de caminhada e suas pernas ja estarão devidamente aquecidas para começar o treino. Só não esqueça dos alongamentos hein? Mesmo com essas dicas você não abrira totalmente em menos de um mes...mas seja determinado (a) e não desista. Persista até o fim.
PS: Por favor, deixem comentarios dizendo o que acharam ou se conseguiram.

Beijos














Para começar....O que é Ballet classico?

O Ballet Classico é um estilo de dança que esta mais ligado as originais técnicas de ballet.
Essa dança, apesar do que muitos acham, não surgiu na França e sim em cortes italianas onde, durante o século XVII, surgiram bailarinos amadores e profissionais. Nesses espetáculos, as apresentações geralmente duravam horas e também misturavam poesias e muita música. Na França, o Rei Luís XIV se tornou um grande bailarino fazendo com que o Ballet fosse mais difundido nesse país. E é por isso que a maioria das palavras e passos do Ballet Classico estão hoje em Francês.
Espero ter ajudado....
Beijos