sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ballets de repertório parte 1

Oi oi gente,
A pedido de alguns, vou começar a postar a história dos ballets de repertório e vou começar com um dos meus preferidos, que é claro, o ballet Giselle.
 
O ballet Giselle é do século XIX, mais precisamente de 1841. Estreou no Ballet Ópera de Paris do autor Theophile Gautier. A música é de Adolphe Adan.
 
A história é sobre uma jovem camponesa chamada Giselle. Giselle se apaixona perdidamente por um homem chamado Loys que na realidade é o duque  Albrecht, que se disfarça para que Giselle não o conheça apenas como o duque. Entra em cena Hilarion, guarda das florestas apaixonado por Giselle, mas rejeitado por esta que esta apaixonada por Loys. Era tempo de colheita e para celebrar o fim desta, uma grande festa foi feita na qual Giselle foi coroada a rainha da Vindima. No meio da celebração, Hilarion ainda apaixonado por Gyselle, desmascara O Duque na frente de todos e Giselle, não aguentando, morre.
Já no segundo ato (pois a peça é dividida em dois), o cenário é o cemitério. As Willis, espíritos de moças que morreram antes da celebração de seu casamento, são convocadas pela rainha espectral Mirtha para acolher a chegada de Giselle que após sua iniciação com Mirtha, deveria se juntar a suas irmãs para dançar.  Albrecht aparece, com remorso pois sentia-se culpado pela morte de Giselle, para por flores em seu túmulo. Giselle aparece e começa a guia-lo pela floresta dançando ao seu redor o que o deixou encantado. Mirtha, a rainha das Willis aparece e tenta mata-lo mas Giselle rapidamente o leva para a cruz de seu tumulo protegendo-o e implorando a deusa que o poupasse da morte. A rainha, obriga Giselle a dançar, e Albrecht sai de sua proteção para dançar juntamente com ela. Hilarion vai até a floresta onde esta o túmulo de Giselle, mas logo, Mirtha o pôes sobre uma maldição que o faz dançar eternamente, até que cai nas profundezas de um lago, e morre. Albrecht, dançando com Giselle, cai de exaustão. Começa a amanhecer e as willis juntamente com Giselle tem que se pôr junto a escuridão, o encanto de Mirtha é quebrado e Albrecht volta a consciência.
 

 
 
Vale a pena assistir... Esse é o primeiro ato de Giselle feita pelo ballet Bolshoi
 
Não tenho certeza se o segundo ato aqui está completo, mas também vale a pena assistir, porque aparecem Mirtha e as Willis
 
Bjos gente

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Página de facebook aêêê

Oi genteee...

Estava querendo divulgar mais o ballet e o blog também, então eu com duas amigas minhas (abraços para vocês, Poliana e Anna Clara) criamos uma página no facebook que representa esse blog.
Então se você gosta do que postamos aqui, vai lá no seu face e curte Alma de Bailarina blog.

Para quem quer o link: http://www.facebook.com/almadebailarinablog
As vagas para ADM só serão aceitas daqui algumas semanas.

Beijoss