domingo, 29 de julho de 2012

O famoso Espacate.....como fazer?

Olá...
Esses dias estive tentando procurar algumas dicas para conseguir fazer o espacate frontal....não me preocupo muito com o lateral pois quem faz o frontal faz os dois.


Então achei algumas coisas que são bem interessantes. Nenhuma menina ou menino realizara uma abertura em uma semana. Isso é quase impossível mas cada um tem o seu tempo (  o que é muito importante saber) e ele pode ser mais lento ou mais rapido então não fique se torturando porque você vai conseguir. Entendido isso, vamos continuar.

Se possivel, faça uma caminhada de pelo menos meia hora.

             


Depois, vamos começar os alongamentos. Faça o que você souber, borboleta, segurar a ponta dos pés com as pernas esticadas ( ou em pé ou sentado ), enfim...faça todos os que você souber repetindo eles pelo menos 3 vezes segurando naquela posição uns 30 segundos. (É muito importante estar com uma garrafinha de água ao lado pois ajuda na formação de músculos e também respire durante os alongamentos e relaxe).

Quando se sentir devidamente aquecido, sente no chão e abra até onde conseguir de frente para parede (OBS: na primeira vez não vá ate seu limite. Fique mais distante da parede para seu cérebro receber um alerta da posição em que você esta e a se preparar para avanar cada vez mais). Depois volte e abra novamente, dessa vez indo mais adiante. Repita isso três vezes e então, abra mais uma vez indo até o seu limite. Então repita mais uma vez. Desse modo aqui da foto ou mesmo sentado de frente para a parede:




O mais importante: a água. Entre os treinos beba muita agua...pode ser estranho mas ajuda mesmo. Muita gente ( e eu sei que você estava pensando em fazer isso também) vai pular a parte da caminhada e vai direto fazer um alongamento de tres minutos e se matar abrindo ate onde consegue. Novidade: Isso não funciona. A caminhada aquece as pernas de forma, vamos dizer, tradicional. Meia hora de caminhada e suas pernas ja estarão devidamente aquecidas para começar o treino. Só não esqueça dos alongamentos hein? Mesmo com essas dicas você não abrira totalmente em menos de um mes...mas seja determinado (a) e não desista. Persista até o fim.
PS: Por favor, deixem comentarios dizendo o que acharam ou se conseguiram.

Beijos














67 comentários:

  1. amei o post.
    tenho 13 anos, sou muito flexível, amo contorcionismo, faço o espacate lateral desde pequena, mas nunca consegui o frontal.
    otimas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu nome é matheus eu tamem tenho 13 anos e sou muito flexivel comsigo faser varias coisas ja fiz aulas de balett e de jass então criei um site onde um msm ensino a abrir espacate se se intereçar emtre la no site ou entre em contato comigo:
      http://comofaserespacate.blogspot.com.br/
      meu site pessoal: http://elias0920.blogspot.com.br/
      meu fone: 0414498404896

      Excluir
  2. eu fazia ballet e conseguia fazer espacate e agora eu teve q parar e ñ consigo mais fazer espacate como posso voltar a fazer novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, temos que treinar um pouco todos os dias, tomando muito cuidado. Isso aconteceu comigo também. Eu fazia ballet, parei e quando voltei ja nao fazia mais a abertura, mas os treinos cotidianos acabam fazendo o corpo dilatar de novo. Fazendo caminhada ou substituindo o ballet por academia, ginastica ou pilates, condicionam o nosso corpo de novo para os alongamentos, mas nao desanime não porque piora..
      Beijos e espero ter ajudado

      Excluir
    2. treine todos os dias pois como voce ja abriu uma ou mais vezes os seus ossos ja tem mas ou menos uma noção da gravidade do movimento entao treine bastante.

      Excluir
  3. Amei, e com isso estou tentando todos os dias a abertura do espacate obg !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vou tentar fazer espacate, vou seguir suas dicas, Obrigada pela força !!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei. Vou seguir suas dicas ! (: Estou querendo abrir espacat a mais de um mes , mais só com alguns alongamentos. Estou quase conseguindo mais sempre que tento fazer com os pés encostados na parede parece que algo se desloca na parte inferior do meu joelho e tenho medo de que se eu continuar tentando eu me machuque ou algo do tipo. Me ajudaa ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Olha, eu também não consigo a abertura frontal, mas antes conseguia. Fazer na parede é um metodo mais rápido porque você realmente consegue forçar até o seu limite. Se esta sentindo dores no joelho, antes de mais nada converse com a sua professora, ou treinador (não sei qual a sua modalidade)para ver o que está acontecendo. Mas conseguimos ver que algo está errado quando: seus pés tem que estar em flex e com os ddedos apontados para cima, sua coluna tem que estar reta. As bailarinas e bailarinos principalmente te uqe tomar muito cuidado coms os joelhos poruqe apenas uma contusão, pode nos impossibilitar de dançar para sempre. No joelho, existem músculos mais moles que o ballet fortalece chamados meniscos. Recentemente um amigo meu teve que operar e desde o começo do ano não volta para as aulas. É uma coisa muito séria. Se você não pratica nenhum esporte, não tente fazer a abertura poruq evai machucar.
      Espero ter ajudado
      Beijos,

      Excluir
  6. Eu estou na escola de danca e fasso ballet .
    Eu vou tentar ate eu conseguir com a ajuda do cerebro e das prof.
    bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Camilla. Não desista, não.
      Continue com seus treinos e boa sorte,
      Beijos

      Excluir
  7. Ola tenho 13 anos eu faço ballet eu treino bastante ai eu consigo fazer abertura mais ou menos fica quase no chão tanto a de frente e a de lado mais no outro dia eu acordo e minhas pernas ficam muito doloridas e nao consigo fazer mais nada ai eu deixo passar uns dias sem mim exercitar ai passa a dor ai eu mim exercito de novo eu volta tudo de novo....sera que doi assim pq sou gordinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle... olha só... isso não acontece por causa do peso não. Eu sou magra e isso tambéma acontece comigo. Não sei se voce ja ouviu falar em ácido láctico. É um ácido que "nasce" no músculo depois de um exercício físico muito pesado. Saiba que isso é muito normal. Somente certifique-se que está fazendo os alongamentos corretos antes de começar a treinar o espacate. Se você estiver um pouquinho fria, no dia seguinte vai doer muito mesmo. Faça bastante aquecimento e beba muita mas muita ahua que ajuda a formar os músculos. O corpo com o passar dos tempos se habitua aos exercícios diarios, ok??? Vou postar em breve um vídeo com os alongamentos que eu faço.
      Beijos e não desanime

      Excluir
    2. eu sei abrir escala mas é pq eu nao sei bem reto e nem de lado antes eu conseguia delado mas agora nao entao por favor me ajuda :)

      Excluir
    3. Olha
      Como eu já disse em comentários anteriores, duas coisas sao importantes: conversar com seu professor e alongar bastante. Se a dor esta sendo tao forte assim, voce pode usar gelo em cima das pernas como ja fiz algumas vezes, mas isso não é ideal. Significa que ou voce esta treinando em excesso, ou esta alongando errado. Se aqueça direito todos os dias. Comece gradativamente para seu corpo não estranhar e é impossivel nao começar a ver os resultados.
      Muitos beijos
      Amanda

      Excluir
  8. Eu estou quase tocando o peito no chao.
    Depois vou passar.
    Estou feliz com o resultado.
    bjux

    ResponderExcluir
  9. ola amanda ringer eu nunca fiz ballet e tenho 13 anos comecei a me intereçar pelo ballet no começo do mes e falei pra minha mae me colocar no ballet ela disse que vai me colocar mes que vem eu to muito ansiosa pra fazer o ballet por que parece ser bem legal todos os dias eu tento fazer a abertura mas eu nao consigo eu faço a borboleta e os alongamentos se vc medir na fita metrica aquela de engenhiro mesmo eu vou ate o 13 eo maximo 11 eu quero muito fazer o espacate me de algumas dicas falta muito pra eu conseguir o espacate e ta tarde demais pra eu começar a fazer ballet me ajude por favor responda o meu comentario nao demora muito amei o seu blog qualquer coisa vc pergunta que eu respondo bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Em primeiro lugar nunca é tarde para fazer ballet. Comecei com 12 anos em uma turma de crianças e quase sai de frustração, mas me empenhei. Sabe onde fui parar um ano depois?? Numa sala intermediaria na qual a professora era a propria dona da escola. Em segundo, espere para o começo das aulas o treino do espacate. Treinar isso sem nunca ter feito em aulas é extremamente, imensuravelmente perigoso, ainda que mesmo com auxilio pela internet seja bem explicativo. Minha dica é: quando começarem as suas aulas converse com seu professor ou professora e peça alguns exercicios para treinar em casa. Demorou muito tempo para eu entender o que é avanço gradativo. É quando toda aula, todo movimento de barra tem que ser perfeitamente executado para chegar em uma coisa maior. É como na escola. É impossivel aprender equações biquadradas se nunca tiver feito equações de primeiro grau. Gostei de saber que gostou do blog viu?? :)

      Estou aqui para qualquer coisa,
      Beijos
      Amanda

      Excluir
  10. ja estou quase conseguindo,e concerteza com as suas dicas vou conseguir obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, hoje fui assistir à aula de ballet da minha filha, pois comecei a perceber que ela fazia o le grand écart em casa, sendo que ela só tem 5 anos. Achei que todas as coleguinhas da turma faziam, mas hoje apenas eu percebi o quanto isso é difícil, pois apenas ela e uma outra amiga, mais velha, numa turminha de 20, é que conseguem. e ela alonga muito bem como diz a professora, além de ser muito concentrada. Será que eu invisto nisso e a coloco numa escola especializada, e a partir de quando, pois essa aula é na escola onde ela estuda mesmo. Obrigada, Patrícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, tem muita coisa que você precisa considerar ainda. Pergunte a sua filha se é o que ela quer em primeiro lugar. Não adianta nada força-la a uma coisa que não quer. Se ela ficar animadara entrar em uma escola de ballet, invista nisso, procure uma escola boa e profissionalizante na sua cidade em que você tenha segurança de que não vai prejudicar a saúde dela.
      Pelo jeito que você me disse, sua filha tem uma flexibilidade muito boa e na minha opinião deve coloca-la sim e desde já. Só tome muito cuidado com o tipo de aula. Na idade dela o ideal seria o primeiro ano de ballet, mas varia muito. Peça para assistir uma aula e conversar com a professora. Qualquer coisa me informe.
      Espero ter ajudado,
      Amanda

      Excluir
  12. Eu já fiz aula de ballet e minha professora falava que, não podia beber água, durante, ela estava errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma,
      Sua professora não estava errada... Durante as aulas de ballet devemos beber agua sim, mas o necessario apenas para matar a sede. Nao devemos tomar metade da garrafinha porque quando dançamos o estômago enche e dá a sensação de vômito. Durante exercicios físicos é outra história, já que geralmente são lentos e regulados necessitam de agua para bom funcionamento dos músculos e do pulmão.
      Espero ter ajudado,
      Beijos

      Excluir
  13. olá Amandinha eu tenho 14 anos, sou flexivel mas meu espacate nao quer zerar eu que é a posição das pernas que esta errada não fço ballet eu sou apenas uma baliza mas a minha função exige o espacate
    e começei a me interessar ao assunto há uns 2 anos atraz falata um pouco para chegar no chão vc acha que eu posso me prejudicar por não ter um treinador especifico me ajuda por favor eu preciso de vc neste momento.
    beijoss!

    ResponderExcluir
  14. Gostei, faço artes marciais, e vou tentar até conseguir.
    Obrigadoooo!

    ResponderExcluir
  15. Ameiis as diicas, e estou abrindo o espacate super bem obg (:

    ResponderExcluir
  16. Olá, me ajude. O meu espacate frontal da perna direita já estava zerado e eu estava quase zerando o da perna esquerda e o lateral, mas um dia (mesmo depois de aquecida) eu me machuquei na área abaixo do quadril e nunca mais consegui abrir espacate de novo. Será que se eu fizer este exercício eu conseguirei abrir novamente mas sem me machucar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, primeiro imagino que você tenha ido ao médico para ver o que aconteceu. Não tente abrir espacate de modo algum se você não tem a certeza absoluta que isso a machucou permanentemente no quadril. Isso é um assunto sério. Para responder isso você teria que saber ao certo o que tem e só o meédico te diria se esse exercício volta a ser apropriado.
      Espero ter ajudado
      Boa sorte

      Excluir
  17. Ola Amanda,eu tenho 15 anos,e nunca fiz ballet mais sou doida pra fazer abertura,o problema e que a junta (nervo) do meu joelho dói muito o que posso fazer para relaxar esse musculo e conseguir fazer uma abertura ?
    Responde pfvr *,*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, aí vamos ter um pequeno problema, porque acho que não tenho uma solução para você. O ideal seria você fazer algum tipo de atividade física. Se essa dor persiste mesmo assim com acompanhamento, é hora de ver se não esta fazendo na posição certa etc.
      Um beiji
      Espero noticias suas

      Excluir
  18. obrigada amanda eu conseguiii agora esta perfeita estou muito feliz beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayze, me desculpe por não ter chegado antes e respondido. Minha internet não estava lá essas coisas mas fico muito feliz por você. Boa sorte viu? Qualquer coisa é só perguntar

      Excluir
  19. oi eu faço circo, e nao tinha nada de abertura, a uma semana to treinando e muito sem conselho de ninguem, fico na posiçao de parede entre 2 e 3 horas atte mais as veces,. queria saber sim isso pode me fazer alguma coisa na minha coluna, ja que como aminha abertura ta muito melhor continuo na practica...obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o ideal seria convesar com seu instrutor no circo. Nunca ouvi dizer que o treino de abertura pode machucar a coluna, mas pode acontecer?? As vezes sim, por isso esteja sempre atento a dores na lombar ou mais perto do fim da coluna. Caso você sinta essa dor e comece a perceber que ela vem do seu treino, procure um médico para saber o que está acontecendo

      Excluir
  20. minha abertura falta um palmo pa kompletar mas de pé nao konsigu levantar muito alto a perna de lado pa aguentar no ar pode dar umas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se você é bailarino, acho que está falando do passo, ou melhor, movimento, developpé. Não é exigida somente a flexibilidade, mas também a capacidade de sustentação da perna. Em primeiro lugar, se você quer uma altura boa, você não vai fugir da abertura que é essencial para um developpé de 180° como muitos desejam. Mas além disso existem alguns movimentos que por exemplo, eu pratico que ajuda, muito na hora de levantar a perna. Como imagino que você seja bailarino, você pode começar a fazer jetés bem fortes como riscando um fósforo pelo chão. Isso vai preparar alguns dos músculos usados nos developpés. Depois você pode treinar todos os dias grand battements se apoiando em uma cadeira, por exemplo. Isso ajuda na altitude. Outro exercício que considero muito importante é o chamado detiré, que é o mesmo movimento que você deseja fazer, mas segurando seu calcanhar para sustentar a perna. Ao fazer o detiré e achar a posição que você deseja, segure a posição durante um tempo e depois solte seu calcanhar tentando manter sua perna na mesma posição. No começo vai ser bem difícil, mas conforme o tempo passar e seu treino melhorar, vai ver como seu developpé vai evoluir.
      Beijos e boa sorte

      Excluir
  21. putzz to um mes tentando e nao conssigui ainda e to com medo de destroncar alguma coisa...dicas?

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pelas dicas com elas consegui abrir espacate em duas semanas !
    beijos beijos

    ResponderExcluir
  23. olá, eu sou a Luana, eu faço aula de street dance.. eu nunca me alonguei para fazer espacate e conssigo fazer o frontal e o lateraal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luanaaa... Gostei muito desse comentário,viu?? Pelo que você me disse, sua flexibilidade é natural e isso é muito bom e muito importante. Mas mais importante ainda é se alongar mesmo que sua flexibilidade não depender disso. Movimentos bruscos e repentinos sem devido aquecimento do músculos e tendões podem causar diversos problemas como lesões... Ms isso são casos e casos.
      Fiquei muito contente

      Excluir
  24. OI tenho 16 anos e fazia aula de Ginástica Artística, mais parei e estou tentando fazer o ''Espacate... Estou quase lá. E com as suas dicas irei consegui em breve e avisarei.... Beijos'
    Narrima Oliver

    ResponderExcluir
  25. eu não consigo fazer espacate reta bem reta

    ResponderExcluir
  26. Eu estou de dezembro de 2012 ateh hoje falta 2 palmas da mao para mim !! quero muito abrir ...

    ResponderExcluir
  27. tenho 13 anos, vou começar hoje muito legal gostei muito brigada
    BJSSS!!!

    ResponderExcluir
  28. Faço ballet a 7 anos na escola e nao consigo abrir espacate, ja ando normalmente até na ponta e agora to numa escola de ballet profissional mas abrir espacate nada!!! o q devo fazer para melhorar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, muitas pessoas me perguntam isso e eu infelizmente não tenho a fórmula secreta. A única coisa que vai funcionar se chama treino. Treine quatro vezes na semana, e se possível todos os dias. Tome o cuidado de fazer os exercícios de forma lenta, porque se forem rápidos, além de machucarem não vao servir de nada mesmo. Se esse problema persistir, fale com a sua professora.
      Beijos

      Excluir
  29. Oi Amanda, me champo Jessica e tenho 17 anos. Faço musculação, você acha que isso pode prejudicar na abertura do espacate? quando tendo fica faltando mais ou menos uns 40 centímetros. você acha que em quantos meses eu consigo abrir o espacate frontal? Bjo! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação à musculação, eu nunca ouvi dizer que prejudica, mas isso você teria que comentar com seu instrutor e ver o que ele acha. Já em relação ao tempo de abertura, você precisa entender que é gradativo, pode ser que demore um mês, dois meses, um ano e meio e por aí vai. O segredo mesmo é a quantidade de tempo que você dedica a esse treino. Eu aconselho esse treino de abertura cerca de quatro vezes na semana.

      Excluir
  30. Oi, eu pratico capoeira, e estou treinando bastante o espacate, e estou satisfeita com meus resultados, sigos os passos direitinho, e logo estarei fazendo totalmente. Feliz comigo!!!
    obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo... Progresso vem de foco e determinação. Não desista nunca...
      Fiquei feliz com o comentário

      Excluir
  31. muito boa as dicas... vou começar á treinar hoje........... amo ginastica, ballet, e tudo em q somos flexiciveis, espero q eu consiga.. beijos pra vc

    ResponderExcluir
  32. muito boa as dicas, vou começar a treinar hj,, espero q eu consiga, beijoes pra vc

    ResponderExcluir
  33. Oii tenho 18 anos sempre tive vontade de aprender Ballet mais nunca tive condições .. sempre gostei de ver as pessoas fazendo, dançando e tal' queria saber se é tarde p entrar numa escola de Ballet ?? desde já obrigada :) adorei suas dicas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia!! Em primeiro lugar, obrigada pelo comentário... Bem, é muito frquente as pessoas perguntarem se existe idade certa para começar a dançar. Na minha cabeça, como na de muitas bailarinas, não, não existe. Muitas academias de dança fornecem aulas para adultos iniciantes, assim você não precisa entrar em uma turma infantil.
      Se você gosta do ballet, corra atrás mesmo, com garra e determinação. Agora, se não houver condições financeiras de sustentar um curso de ballet, procure se informar com as academias de dança da sua cidade sobre as bolsas para alunos que não podem pagar o curso ou que desejam mais de uma modalidade e o preço fica meio 'salgado'.
      Seja bem vinda aqui no blog e qualquer coisa, comente que nós aqui te ajudamos

      Excluir
  34. eu amei suas dicas viu e vou praticar todo dia e tenho certeza q vou conseguir obgda pelas dicas bjss

    ResponderExcluir
  35. Eu sou menino consigo abrir o lateral mas nao o frontal o que tem de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Lucas... Isso eu não consigo te responder com exatidão. A abertira lateral geralmente é muito fácil de ser executada. Existem sites que trabalham essa abertura e te garantem exito em um mês justamente porque ela é mais simples. A abertura frontal é bem mais complicada porque exige uma flexibilidade no quadril e nas pernas bem maior. Não espere que treinando a frontal como você treina a lateral, você vai conseguir fazer ela em um mês... Até hoje, tem vezes que eu não consigo fazer a frontal por falta de alongamento. Então treine muito e você vai conseguir, ok?

      Excluir
  36. Até os meus 6 anos eu conseguia fazer os dois, eu era muito flexível, mas agora eu tenho 13 anos e não consigo mais fazer nem o frontal, nem o lateral, pq eu não consigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flexibilidade tem a ver com idade. Verdade ou mito?
      Verdade. Quando somos mais novos, nossa flexibilidade é muito maior do que quando envelhecemos. Eu tomo a mim mesma por exemplo. Quando eu fazia ballet de pequena eu tinha uma flexibilidade espantosa, mas depois que eu parei e voltei para as aulas, eu perdi tudo. Isso tem muito a ver com sua flexibilidade natural, o tempo que você ficou parada, quantas vezes na semana você treina etc.
      Espero ter ajudado

      Excluir
  37. Nunca fiz ballet ,mas sempre tive vontade de fazer espacate.tenho certeza que vou conseguir!

    ResponderExcluir
  38. Faço Muay Thai, tenho duas bolas no saco e não sei como vim parar aqui juro

    ResponderExcluir
  39. amei !!!! sou bailarina a muitos anos ..... dei uma pausa por causa dos estudos!!!!
    nunca consegui abrir espacate!! tomara que com essas dicas eu aprenda !!!

    ResponderExcluir