domingo, 29 de julho de 2012

O famoso Espacate.....como fazer?

Olá...
Esses dias estive tentando procurar algumas dicas para conseguir fazer o espacate frontal....não me preocupo muito com o lateral pois quem faz o frontal faz os dois.


Então achei algumas coisas que são bem interessantes. Nenhuma menina ou menino realizara uma abertura em uma semana. Isso é quase impossível mas cada um tem o seu tempo (  o que é muito importante saber) e ele pode ser mais lento ou mais rapido então não fique se torturando porque você vai conseguir. Entendido isso, vamos continuar.

Se possivel, faça uma caminhada de pelo menos meia hora.

             


Depois, vamos começar os alongamentos. Faça o que você souber, borboleta, segurar a ponta dos pés com as pernas esticadas ( ou em pé ou sentado ), enfim...faça todos os que você souber repetindo eles pelo menos 3 vezes segurando naquela posição uns 30 segundos. (É muito importante estar com uma garrafinha de água ao lado pois ajuda na formação de músculos e também respire durante os alongamentos e relaxe).

Quando se sentir devidamente aquecido, sente no chão e abra até onde conseguir de frente para parede (OBS: na primeira vez não vá ate seu limite. Fique mais distante da parede para seu cérebro receber um alerta da posição em que você esta e a se preparar para avanar cada vez mais). Depois volte e abra novamente, dessa vez indo mais adiante. Repita isso três vezes e então, abra mais uma vez indo até o seu limite. Então repita mais uma vez. Desse modo aqui da foto ou mesmo sentado de frente para a parede:




O mais importante: a água. Entre os treinos beba muita agua...pode ser estranho mas ajuda mesmo. Muita gente ( e eu sei que você estava pensando em fazer isso também) vai pular a parte da caminhada e vai direto fazer um alongamento de tres minutos e se matar abrindo ate onde consegue. Novidade: Isso não funciona. A caminhada aquece as pernas de forma, vamos dizer, tradicional. Meia hora de caminhada e suas pernas ja estarão devidamente aquecidas para começar o treino. Só não esqueça dos alongamentos hein? Mesmo com essas dicas você não abrira totalmente em menos de um mes...mas seja determinado (a) e não desista. Persista até o fim.
PS: Por favor, deixem comentarios dizendo o que acharam ou se conseguiram.

Beijos














127 comentários:

  1. amei o post.
    tenho 13 anos, sou muito flexível, amo contorcionismo, faço o espacate lateral desde pequena, mas nunca consegui o frontal.
    otimas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu nome é matheus eu tamem tenho 13 anos e sou muito flexivel comsigo faser varias coisas ja fiz aulas de balett e de jass então criei um site onde um msm ensino a abrir espacate se se intereçar emtre la no site ou entre em contato comigo:
      http://comofaserespacate.blogspot.com.br/
      meu site pessoal: http://elias0920.blogspot.com.br/
      meu fone: 0414498404896

      Excluir
    2. Eu estou treinando mais parece que invés deu dever eu subo mais para sima

      Excluir
  2. eu fazia ballet e conseguia fazer espacate e agora eu teve q parar e ñ consigo mais fazer espacate como posso voltar a fazer novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, temos que treinar um pouco todos os dias, tomando muito cuidado. Isso aconteceu comigo também. Eu fazia ballet, parei e quando voltei ja nao fazia mais a abertura, mas os treinos cotidianos acabam fazendo o corpo dilatar de novo. Fazendo caminhada ou substituindo o ballet por academia, ginastica ou pilates, condicionam o nosso corpo de novo para os alongamentos, mas nao desanime não porque piora..
      Beijos e espero ter ajudado

      Excluir
    2. treine todos os dias pois como voce ja abriu uma ou mais vezes os seus ossos ja tem mas ou menos uma noção da gravidade do movimento entao treine bastante.

      Excluir
  3. Amei, e com isso estou tentando todos os dias a abertura do espacate obg !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vou tentar fazer espacate, vou seguir suas dicas, Obrigada pela força !!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei. Vou seguir suas dicas ! (: Estou querendo abrir espacat a mais de um mes , mais só com alguns alongamentos. Estou quase conseguindo mais sempre que tento fazer com os pés encostados na parede parece que algo se desloca na parte inferior do meu joelho e tenho medo de que se eu continuar tentando eu me machuque ou algo do tipo. Me ajudaa ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Olha, eu também não consigo a abertura frontal, mas antes conseguia. Fazer na parede é um metodo mais rápido porque você realmente consegue forçar até o seu limite. Se esta sentindo dores no joelho, antes de mais nada converse com a sua professora, ou treinador (não sei qual a sua modalidade)para ver o que está acontecendo. Mas conseguimos ver que algo está errado quando: seus pés tem que estar em flex e com os ddedos apontados para cima, sua coluna tem que estar reta. As bailarinas e bailarinos principalmente te uqe tomar muito cuidado coms os joelhos poruqe apenas uma contusão, pode nos impossibilitar de dançar para sempre. No joelho, existem músculos mais moles que o ballet fortalece chamados meniscos. Recentemente um amigo meu teve que operar e desde o começo do ano não volta para as aulas. É uma coisa muito séria. Se você não pratica nenhum esporte, não tente fazer a abertura poruq evai machucar.
      Espero ter ajudado
      Beijos,

      Excluir
    2. eu tento mais faltam 3 dedinhos!!! o que eu faço? tem outra dica?

      Excluir
  6. Eu estou na escola de danca e fasso ballet .
    Eu vou tentar ate eu conseguir com a ajuda do cerebro e das prof.
    bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Camilla. Não desista, não.
      Continue com seus treinos e boa sorte,
      Beijos

      Excluir
  7. Ola tenho 13 anos eu faço ballet eu treino bastante ai eu consigo fazer abertura mais ou menos fica quase no chão tanto a de frente e a de lado mais no outro dia eu acordo e minhas pernas ficam muito doloridas e nao consigo fazer mais nada ai eu deixo passar uns dias sem mim exercitar ai passa a dor ai eu mim exercito de novo eu volta tudo de novo....sera que doi assim pq sou gordinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle... olha só... isso não acontece por causa do peso não. Eu sou magra e isso tambéma acontece comigo. Não sei se voce ja ouviu falar em ácido láctico. É um ácido que "nasce" no músculo depois de um exercício físico muito pesado. Saiba que isso é muito normal. Somente certifique-se que está fazendo os alongamentos corretos antes de começar a treinar o espacate. Se você estiver um pouquinho fria, no dia seguinte vai doer muito mesmo. Faça bastante aquecimento e beba muita mas muita ahua que ajuda a formar os músculos. O corpo com o passar dos tempos se habitua aos exercícios diarios, ok??? Vou postar em breve um vídeo com os alongamentos que eu faço.
      Beijos e não desanime

      Excluir
    2. eu sei abrir escala mas é pq eu nao sei bem reto e nem de lado antes eu conseguia delado mas agora nao entao por favor me ajuda :)

      Excluir
    3. Olha
      Como eu já disse em comentários anteriores, duas coisas sao importantes: conversar com seu professor e alongar bastante. Se a dor esta sendo tao forte assim, voce pode usar gelo em cima das pernas como ja fiz algumas vezes, mas isso não é ideal. Significa que ou voce esta treinando em excesso, ou esta alongando errado. Se aqueça direito todos os dias. Comece gradativamente para seu corpo não estranhar e é impossivel nao começar a ver os resultados.
      Muitos beijos
      Amanda

      Excluir
  8. Eu estou quase tocando o peito no chao.
    Depois vou passar.
    Estou feliz com o resultado.
    bjux

    ResponderExcluir
  9. ola amanda ringer eu nunca fiz ballet e tenho 13 anos comecei a me intereçar pelo ballet no começo do mes e falei pra minha mae me colocar no ballet ela disse que vai me colocar mes que vem eu to muito ansiosa pra fazer o ballet por que parece ser bem legal todos os dias eu tento fazer a abertura mas eu nao consigo eu faço a borboleta e os alongamentos se vc medir na fita metrica aquela de engenhiro mesmo eu vou ate o 13 eo maximo 11 eu quero muito fazer o espacate me de algumas dicas falta muito pra eu conseguir o espacate e ta tarde demais pra eu começar a fazer ballet me ajude por favor responda o meu comentario nao demora muito amei o seu blog qualquer coisa vc pergunta que eu respondo bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Em primeiro lugar nunca é tarde para fazer ballet. Comecei com 12 anos em uma turma de crianças e quase sai de frustração, mas me empenhei. Sabe onde fui parar um ano depois?? Numa sala intermediaria na qual a professora era a propria dona da escola. Em segundo, espere para o começo das aulas o treino do espacate. Treinar isso sem nunca ter feito em aulas é extremamente, imensuravelmente perigoso, ainda que mesmo com auxilio pela internet seja bem explicativo. Minha dica é: quando começarem as suas aulas converse com seu professor ou professora e peça alguns exercicios para treinar em casa. Demorou muito tempo para eu entender o que é avanço gradativo. É quando toda aula, todo movimento de barra tem que ser perfeitamente executado para chegar em uma coisa maior. É como na escola. É impossivel aprender equações biquadradas se nunca tiver feito equações de primeiro grau. Gostei de saber que gostou do blog viu?? :)

      Estou aqui para qualquer coisa,
      Beijos
      Amanda

      Excluir
    2. Imagina, tarde?? Olha, eu tenho 42 anos de idade, um corpo bem definido, uma boa postura, um alongamento até que bem razoável, e comecei ballet tem pouco tempo. Não faço abertura de bailarina, é claro, mas a cada aula e a cada dia, uma tentativa a mais para conseguir zerar, sei que vou conseguir, porque nosso corpo nos obedece, basta que o treinemos e exijamos dele o máximo sem excessos e dentro dos limites. Beijos.

      Excluir
  10. ja estou quase conseguindo,e concerteza com as suas dicas vou conseguir obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, hoje fui assistir à aula de ballet da minha filha, pois comecei a perceber que ela fazia o le grand écart em casa, sendo que ela só tem 5 anos. Achei que todas as coleguinhas da turma faziam, mas hoje apenas eu percebi o quanto isso é difícil, pois apenas ela e uma outra amiga, mais velha, numa turminha de 20, é que conseguem. e ela alonga muito bem como diz a professora, além de ser muito concentrada. Será que eu invisto nisso e a coloco numa escola especializada, e a partir de quando, pois essa aula é na escola onde ela estuda mesmo. Obrigada, Patrícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, tem muita coisa que você precisa considerar ainda. Pergunte a sua filha se é o que ela quer em primeiro lugar. Não adianta nada força-la a uma coisa que não quer. Se ela ficar animadara entrar em uma escola de ballet, invista nisso, procure uma escola boa e profissionalizante na sua cidade em que você tenha segurança de que não vai prejudicar a saúde dela.
      Pelo jeito que você me disse, sua filha tem uma flexibilidade muito boa e na minha opinião deve coloca-la sim e desde já. Só tome muito cuidado com o tipo de aula. Na idade dela o ideal seria o primeiro ano de ballet, mas varia muito. Peça para assistir uma aula e conversar com a professora. Qualquer coisa me informe.
      Espero ter ajudado,
      Amanda

      Excluir
  12. Eu já fiz aula de ballet e minha professora falava que, não podia beber água, durante, ela estava errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma,
      Sua professora não estava errada... Durante as aulas de ballet devemos beber agua sim, mas o necessario apenas para matar a sede. Nao devemos tomar metade da garrafinha porque quando dançamos o estômago enche e dá a sensação de vômito. Durante exercicios físicos é outra história, já que geralmente são lentos e regulados necessitam de agua para bom funcionamento dos músculos e do pulmão.
      Espero ter ajudado,
      Beijos

      Excluir
  13. olá Amandinha eu tenho 14 anos, sou flexivel mas meu espacate nao quer zerar eu que é a posição das pernas que esta errada não fço ballet eu sou apenas uma baliza mas a minha função exige o espacate
    e começei a me interessar ao assunto há uns 2 anos atraz falata um pouco para chegar no chão vc acha que eu posso me prejudicar por não ter um treinador especifico me ajuda por favor eu preciso de vc neste momento.
    beijoss!

    ResponderExcluir
  14. Gostei, faço artes marciais, e vou tentar até conseguir.
    Obrigadoooo!

    ResponderExcluir
  15. Ameiis as diicas, e estou abrindo o espacate super bem obg (:

    ResponderExcluir
  16. Olá, me ajude. O meu espacate frontal da perna direita já estava zerado e eu estava quase zerando o da perna esquerda e o lateral, mas um dia (mesmo depois de aquecida) eu me machuquei na área abaixo do quadril e nunca mais consegui abrir espacate de novo. Será que se eu fizer este exercício eu conseguirei abrir novamente mas sem me machucar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, primeiro imagino que você tenha ido ao médico para ver o que aconteceu. Não tente abrir espacate de modo algum se você não tem a certeza absoluta que isso a machucou permanentemente no quadril. Isso é um assunto sério. Para responder isso você teria que saber ao certo o que tem e só o meédico te diria se esse exercício volta a ser apropriado.
      Espero ter ajudado
      Boa sorte

      Excluir
  17. Ola Amanda,eu tenho 15 anos,e nunca fiz ballet mais sou doida pra fazer abertura,o problema e que a junta (nervo) do meu joelho dói muito o que posso fazer para relaxar esse musculo e conseguir fazer uma abertura ?
    Responde pfvr *,*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, aí vamos ter um pequeno problema, porque acho que não tenho uma solução para você. O ideal seria você fazer algum tipo de atividade física. Se essa dor persiste mesmo assim com acompanhamento, é hora de ver se não esta fazendo na posição certa etc.
      Um beiji
      Espero noticias suas

      Excluir
  18. obrigada amanda eu conseguiii agora esta perfeita estou muito feliz beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayze, me desculpe por não ter chegado antes e respondido. Minha internet não estava lá essas coisas mas fico muito feliz por você. Boa sorte viu? Qualquer coisa é só perguntar

      Excluir
  19. oi eu faço circo, e nao tinha nada de abertura, a uma semana to treinando e muito sem conselho de ninguem, fico na posiçao de parede entre 2 e 3 horas atte mais as veces,. queria saber sim isso pode me fazer alguma coisa na minha coluna, ja que como aminha abertura ta muito melhor continuo na practica...obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o ideal seria convesar com seu instrutor no circo. Nunca ouvi dizer que o treino de abertura pode machucar a coluna, mas pode acontecer?? As vezes sim, por isso esteja sempre atento a dores na lombar ou mais perto do fim da coluna. Caso você sinta essa dor e comece a perceber que ela vem do seu treino, procure um médico para saber o que está acontecendo

      Excluir
  20. minha abertura falta um palmo pa kompletar mas de pé nao konsigu levantar muito alto a perna de lado pa aguentar no ar pode dar umas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se você é bailarino, acho que está falando do passo, ou melhor, movimento, developpé. Não é exigida somente a flexibilidade, mas também a capacidade de sustentação da perna. Em primeiro lugar, se você quer uma altura boa, você não vai fugir da abertura que é essencial para um developpé de 180° como muitos desejam. Mas além disso existem alguns movimentos que por exemplo, eu pratico que ajuda, muito na hora de levantar a perna. Como imagino que você seja bailarino, você pode começar a fazer jetés bem fortes como riscando um fósforo pelo chão. Isso vai preparar alguns dos músculos usados nos developpés. Depois você pode treinar todos os dias grand battements se apoiando em uma cadeira, por exemplo. Isso ajuda na altitude. Outro exercício que considero muito importante é o chamado detiré, que é o mesmo movimento que você deseja fazer, mas segurando seu calcanhar para sustentar a perna. Ao fazer o detiré e achar a posição que você deseja, segure a posição durante um tempo e depois solte seu calcanhar tentando manter sua perna na mesma posição. No começo vai ser bem difícil, mas conforme o tempo passar e seu treino melhorar, vai ver como seu developpé vai evoluir.
      Beijos e boa sorte

      Excluir
  21. putzz to um mes tentando e nao conssigui ainda e to com medo de destroncar alguma coisa...dicas?

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pelas dicas com elas consegui abrir espacate em duas semanas !
    beijos beijos

    ResponderExcluir
  23. olá, eu sou a Luana, eu faço aula de street dance.. eu nunca me alonguei para fazer espacate e conssigo fazer o frontal e o lateraal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luanaaa... Gostei muito desse comentário,viu?? Pelo que você me disse, sua flexibilidade é natural e isso é muito bom e muito importante. Mas mais importante ainda é se alongar mesmo que sua flexibilidade não depender disso. Movimentos bruscos e repentinos sem devido aquecimento do músculos e tendões podem causar diversos problemas como lesões... Ms isso são casos e casos.
      Fiquei muito contente

      Excluir
  24. OI tenho 16 anos e fazia aula de Ginástica Artística, mais parei e estou tentando fazer o ''Espacate... Estou quase lá. E com as suas dicas irei consegui em breve e avisarei.... Beijos'
    Narrima Oliver

    ResponderExcluir
  25. eu não consigo fazer espacate reta bem reta

    ResponderExcluir
  26. Eu estou de dezembro de 2012 ateh hoje falta 2 palmas da mao para mim !! quero muito abrir ...

    ResponderExcluir
  27. tenho 13 anos, vou começar hoje muito legal gostei muito brigada
    BJSSS!!!

    ResponderExcluir
  28. Faço ballet a 7 anos na escola e nao consigo abrir espacate, ja ando normalmente até na ponta e agora to numa escola de ballet profissional mas abrir espacate nada!!! o q devo fazer para melhorar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, muitas pessoas me perguntam isso e eu infelizmente não tenho a fórmula secreta. A única coisa que vai funcionar se chama treino. Treine quatro vezes na semana, e se possível todos os dias. Tome o cuidado de fazer os exercícios de forma lenta, porque se forem rápidos, além de machucarem não vao servir de nada mesmo. Se esse problema persistir, fale com a sua professora.
      Beijos

      Excluir
  29. Oi Amanda, me champo Jessica e tenho 17 anos. Faço musculação, você acha que isso pode prejudicar na abertura do espacate? quando tendo fica faltando mais ou menos uns 40 centímetros. você acha que em quantos meses eu consigo abrir o espacate frontal? Bjo! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação à musculação, eu nunca ouvi dizer que prejudica, mas isso você teria que comentar com seu instrutor e ver o que ele acha. Já em relação ao tempo de abertura, você precisa entender que é gradativo, pode ser que demore um mês, dois meses, um ano e meio e por aí vai. O segredo mesmo é a quantidade de tempo que você dedica a esse treino. Eu aconselho esse treino de abertura cerca de quatro vezes na semana.

      Excluir
  30. Oi, eu pratico capoeira, e estou treinando bastante o espacate, e estou satisfeita com meus resultados, sigos os passos direitinho, e logo estarei fazendo totalmente. Feliz comigo!!!
    obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo... Progresso vem de foco e determinação. Não desista nunca...
      Fiquei feliz com o comentário

      Excluir
  31. muito boa as dicas... vou começar á treinar hoje........... amo ginastica, ballet, e tudo em q somos flexiciveis, espero q eu consiga.. beijos pra vc

    ResponderExcluir
  32. muito boa as dicas, vou começar a treinar hj,, espero q eu consiga, beijoes pra vc

    ResponderExcluir
  33. Oii tenho 18 anos sempre tive vontade de aprender Ballet mais nunca tive condições .. sempre gostei de ver as pessoas fazendo, dançando e tal' queria saber se é tarde p entrar numa escola de Ballet ?? desde já obrigada :) adorei suas dicas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia!! Em primeiro lugar, obrigada pelo comentário... Bem, é muito frquente as pessoas perguntarem se existe idade certa para começar a dançar. Na minha cabeça, como na de muitas bailarinas, não, não existe. Muitas academias de dança fornecem aulas para adultos iniciantes, assim você não precisa entrar em uma turma infantil.
      Se você gosta do ballet, corra atrás mesmo, com garra e determinação. Agora, se não houver condições financeiras de sustentar um curso de ballet, procure se informar com as academias de dança da sua cidade sobre as bolsas para alunos que não podem pagar o curso ou que desejam mais de uma modalidade e o preço fica meio 'salgado'.
      Seja bem vinda aqui no blog e qualquer coisa, comente que nós aqui te ajudamos

      Excluir
  34. eu amei suas dicas viu e vou praticar todo dia e tenho certeza q vou conseguir obgda pelas dicas bjss

    ResponderExcluir
  35. Eu sou menino consigo abrir o lateral mas nao o frontal o que tem de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Lucas... Isso eu não consigo te responder com exatidão. A abertira lateral geralmente é muito fácil de ser executada. Existem sites que trabalham essa abertura e te garantem exito em um mês justamente porque ela é mais simples. A abertura frontal é bem mais complicada porque exige uma flexibilidade no quadril e nas pernas bem maior. Não espere que treinando a frontal como você treina a lateral, você vai conseguir fazer ela em um mês... Até hoje, tem vezes que eu não consigo fazer a frontal por falta de alongamento. Então treine muito e você vai conseguir, ok?

      Excluir
  36. Até os meus 6 anos eu conseguia fazer os dois, eu era muito flexível, mas agora eu tenho 13 anos e não consigo mais fazer nem o frontal, nem o lateral, pq eu não consigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flexibilidade tem a ver com idade. Verdade ou mito?
      Verdade. Quando somos mais novos, nossa flexibilidade é muito maior do que quando envelhecemos. Eu tomo a mim mesma por exemplo. Quando eu fazia ballet de pequena eu tinha uma flexibilidade espantosa, mas depois que eu parei e voltei para as aulas, eu perdi tudo. Isso tem muito a ver com sua flexibilidade natural, o tempo que você ficou parada, quantas vezes na semana você treina etc.
      Espero ter ajudado

      Excluir
  37. Nunca fiz ballet ,mas sempre tive vontade de fazer espacate.tenho certeza que vou conseguir!

    ResponderExcluir
  38. Faço Muay Thai, tenho duas bolas no saco e não sei como vim parar aqui juro

    ResponderExcluir
  39. amei !!!! sou bailarina a muitos anos ..... dei uma pausa por causa dos estudos!!!!
    nunca consegui abrir espacate!! tomara que com essas dicas eu aprenda !!!

    ResponderExcluir
  40. vou começar a ter aulas de ballet agora aos 11 anos e perdi quase toda a minha flexibilidade acho que pode ajudar muito.

    ResponderExcluir
  41. Oi tenho 19 anos sera q eu consigo fazer a abertura,com esses passos???

    ResponderExcluir
  42. Eu tenho uma apresentação em um mês e preciso muito abrir espacate. Falta 2 palmos mais ou menos para eu conseguir. N sei se até lá eu consigo.. mas preciso muito mesmo! Sou uma "boa" bailarina, consigo fazer tudo, menos abrir grand ecart.. vou começar a treinar agr agr mesmo kk! Bjao!

    ResponderExcluir
  43. Não consigo abrir o espacate toda vez que chego no meio doi muito e acabo desistindo o que fasso?

    ResponderExcluir
  44. Muito obrigada agora consigo abrir o espacate :) :) fiz isso durante um mês e consegui não sei o que aconteceu mas agora que eu consigo fazer os meninos estão tudo me pedindo em namoro rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahahahahahah fico contente Ghii... Um beijão

      Excluir
  45. Faço ballet a um mês, comecei mto tarde tenho 112 anos e estou no primeiro ano, isso me desanima um pouco as vezes, mas estou empenhada em conseguir fazer o tão sonhado espacate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mabii...
      Sabe, sua história é bem parecida com a minha. Também comecei aos 12 anos em uma turma bem iniciante e ficava meio envergonhada e tudo mais, mas não se preocupe. Com empenho e muita dedicação, as coisas ficam mais fáceis...
      Um beiijoo

      Excluir
  46. - Oi meu nome é Alessandra tenho 12 anos e so consigo fazer o espacate de lado , com essas dicas vou ver se eu consigo o de frente , e eu tenho um sonho de ser uma dançarina da Brodwey

    ResponderExcluir
  47. - Olá Amanda meu nome é Alessandra tenho 12 anos , tenho um sonho de ser uma bailarina profissional e ginastica , tenho fé em Deus que eu vou começar o ballet esse ano ainda . Obrigada bjuus !

    ResponderExcluir
  48. Oi meu nome e lauren e consigo fazer bastante abertura frontal mas tem uma hora em que meu osso dói mas a abertura deveria ir mais oq eu faço?

    ResponderExcluir
  49. muito bom eu melhorei bastante mais nao tamto ne

    ResponderExcluir
  50. Ameiiii!!!!!
    Eu nunca consegui fazer espacate mais agora consegui!!!!
    Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  51. Me Ajudou muuuito. Tenho 11 anos e faço Ginastica Rítmica há 4 messes e depois desse post eu conseguir zerar o espacate lateral e o frontal.Consegui com muito treino e esforço. Obggg ;)
    OBS: fiz ballett dos 6 aos 8 anos acho que isso contribuiu no meu espacate e no fato de eu ser bem flexivel!!

    ResponderExcluir
  52. Olá, adorei as dicas e os comentários de cada um que, igual a mim, tem vontade de fazer o espacate, vou começar a treinar e quando conseguir volto pra contar as experiências, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  53. Bom, meu nome é Beca, tenho 12 anos. Eu convivo com espacate desde... Sempre! Faço ballet há 7 anos e este ano virei circense. Vou entrar na contorção e queria um método mais rápido, vou buscar uma maneira e posso avisar se eu achar... Muito boas as dicas!! ;)

    ResponderExcluir
  54. Olá , bom dia,sou o Fagner,mas conhecido como o Dy,tenho 25,e tenho muita vontade de aprender a escalar,mas começo e sempre desisto,doí muito,e acho que já tô velho para isso. Ainda tem jeito,pra mim ?

    ResponderExcluir
  55. Oi Amanda! Eu sou a Flávia bom sempre tive um sonho de fazer Ballet, mais sempre tinha medo de fazer sempre com aquela mania de achar que eu não ia conseguir.e na cidade onde eu moro Rio Pardo não tem aulas para Ballet. Então ai resolvi entrar na Banda do Dragões Ano passado aos meus 12 Anos e comecei com o pelotão depois fui para o trompete ai criei coragem e finalmente fui fazer o que eu realente queria Dançar ♥ e claro que aonde eu to tem que fazer espacate só que não sabia e todos os exercicios, alongamentos... que eu fazia nunca dava certo até que olhei esta sua pagina mês passado e fui seguindo as instruções. e Hoje consigo abrir o espacate graças a está pagina.
    Obrigadaaa! Beijos ☺

    ResponderExcluir
  56. Gostei bastante do post...
    Mas eu sempre fiz exercícios, tenho a borboletinha zerada e meus joelhos nao ficam retos, nao sei mais o que fazer =\

    ResponderExcluir
  57. tenho 11 anos faço ballet a 6 anos antes eu conseguia fazer abertura só que agora sinto dores mt fortes oq pd ser?

    ResponderExcluir
  58. Tenho 10 anos faco ponta,consigo fazer a abertura frontal e lateral desde pequena.

    ResponderExcluir
  59. oi o meu nome é cailane estou a 5 anos no ballet e tenho 11 anos e o meu professor de ballet disse que para eu fazer ponta ano que vem eu precisso estar zerada no alongamento e eu quero muito chegar na ponta e o diretor da companhia quer me levar para brasilia mas para isso eu tenho que estar na ponta vc tem alguma dica

    ResponderExcluir
  60. eu fazo balet no colégio santa esmeralda e amo muito dançar

    ResponderExcluir
  61. Oi eu tenho 12 anos, Adorei suas dicas, bem eu já fazia ballet só que ano passodo eu parei de fazer e vou começar a fazer este ano denovo, e existe algum perigo por eu ter passado um ano enteiro sem fazer ballet? Mesmo trabalhando com alongamentos na educação física? Isso pode fazer com que eu tenha algum problema tentando fazer a escala em casa sem auxílio de nenhum professor? Espero sua resposta bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca recomendo para ninguém fazer exercícios perigosos em casa! Os exercícios que passo são os que eu faço continuamente e na medida certa, que é bem pouca, eles ajudam bastante então imagino que não haja perigo em fazê-los. Quanto a ficar parada tanto tempo, não se preocupe, um ano se perde tão rápido quanto se ganha! Se esforce e verá como tudo volta ao normal!

      Excluir
  62. Eu tenho 11 anos, e já fiz ballet dos 8 aos 9 anos, e mesmo assim nunca consegui abrir um espacate. Agora, eu comecei a me interessar por dança, não profissionalmente, para quando eu crescer, e sim como hobby. Eu faço os alongamentos, exercícios, porém até a "borboleta", se eu colar os pés na virilha, dói muito, quando tento fazer alguns alongamentos que vejo na internet, também machuca. Eu irei fazer dança do ventre, porém meu sonho é fazer um espacate, tem alguma dica para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Luiza, aconselho você a, antes da dança do ventre procurar outra modalidade que te disponibilize aulas de alongamento como o ballet, o jazz ou o contemporãneo! Quanto a dor, eu procuraria sim um professor de dança para descobrir o que está acontecendo, ou mesmo um fisioterapeuta, ou um personal trainer! Sinto não poder te ajudar mais! Bjos linda! Boa sorte

      Excluir
  63. Olá , tenho anos aos 8 anos fiz ginastica mais o tempo passou e eu enferrujei será que agora eu conseguiria .. eu nao estou muito velha ?

    ResponderExcluir
  64. Olá , tenho anos aos 8 anos fiz ginastica mais o tempo passou e eu enferrujei será que agora eu conseguiria .. eu nao estou muito velha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, nem sonhe em dizer algo assim! Conheço mulheres que começaram a dançar aos cinquenta anos e hoje já quase conseguem fazer o espacate! A idade influencia, mas até certo grau! O importante é se esforçar senão ele não sai de jeito nenhum!

      Excluir
  65. Eu fui tentar hoje ea minha perna estralo ai eu parei pq dueu um pouco

    ResponderExcluir
  66. Já abri espacate antes , quando tinha 10 anos , mais sem aulas , sozinha mesmo, em menos de 1 mês, mais parei de fazer �� agora tenho 13 anos e estou voltando, faz videos de alongamentos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o passar do tempo planejo fazer esses vídeos sim em parceria com alguns amigos meus!!! Fico feliz em saber que voltou a dançar!

      Excluir
  67. Ótimas dicas, mto obg me ajudou e me incentivou a ñ desistir...bjs♥

    ResponderExcluir
  68. quero fazer o espacate, só que nunca fiz balé, e tenho 17 anos, é que sou dançarina ai tenho que saber um pouco de tudo, tem como me ajudar, oque vc me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, no seu caso, eu olharia esse blog desde o comecinho! Aqui tem uns vocabulários básicos que todo bailarino tem que saber de cor e salteado sem dúvida nenhuma. Tem também alguns ballets muito famosos, dicas fáceis e rápidas sobre tudo! Dá uma olhadinha!

      Excluir
  69. meu nome é Hammez sou lutador de ninjutso consegui a poucos dias fazer um espakar como nós chamamos com a perna direita e sem dor horas depois fui fazer de novo e não consegui mesmo aquecido como explica isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hammez, isso na verdade é bem comum inclusive com as bailarinas! Das primeiras vezes que fazemos espacate ele flui com muita elasticidade e sem força alguma. Apesar disso, é a primeira vez que nossos músculos atingem aquela posição e isso é novo para o seu corpo! Não se preocupe! Continue treinando e seus músculos se acostumarão!

      Excluir
  70. Olá Amanda, tenho 17 anos e já fiz algumas danças (street dance, dança do ventre...) Meu sonho é ter uma boa abertura, porém, sempre que me alongo sinto muita dor, acho que eu tenho um músculo distendido na região da virilha. Devo procurar um fisioterapeuta? Minha idade interfere em conseguir abrir? Sou muito velha para começar o ballet agora? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não Laryssa!! Sua idade as vezes pode interferir um pouquinho, porque é claro que as crianças são bem mais elásticas que nós! No entanto, você pode muito bem fazer a abertura se treinar suficientemente para isso! Quanto a dor, vá imediatamente procurar o médico e cesse todos os exercícios de alongamento que estiver fazendo até melhorar!
      Bjinhos

      Excluir
  71. Eu me chamo Yanara tenho 12 anos
    Faço Ballet clássico desde os 8 anos mas até agora não consegui abrir espacate!
    Eu não posso caminhar pois meus pais trabalham cedo existe outro jeito para eu me aquecer em casa?
    Por favor se possivel responder a minha pergunta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yanara!!!! Claro que existem outras formas! Escrevi, é claro, somente a mais comum que é a caminhada, mas você pode fazer aquela simulação de corrida no mesmo lugar, sabe? Polichinelos ajudam bastante também! Quer saber de um segredo/ O que me aquece bastante também é pular corda!

      Excluir
  72. Olá, tenho 15 anos e comecei a fazer ballet a um 1 e algumas semanas, ainda não consigo fazer o escapacete, queria saber quanto tempo demora e algumas dicas para melhorar minha abertura. BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Odete! Bem vinda a esse site e a esse mundo maravilhoso que é o do ballet! A previsão de datas é muito difícil. Como já disse para alguns, meu espacate demorou anos para sair, mas o de alguns leva apenas alguns meses! O importante é insistir, mas sempre moderadamente, com consciência de que pode se machucar se tiver exageros!

      Excluir
  73. Oi fazendo alongamento machuquei minha perna direita e ta demorando pra sarar e uma dor interna qnd foço nao consigo nem mais fazer spacat o que eu faço pra sarar?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira coisa: cuidado com esses alongamentos! Parecem simples, mas por serem fundamentais, podem machucar se em excesso ou sem preparo físico suficiente. Quanto a dor, procure um médico e ele te receitará antiinflamatórios bons!

      Excluir
  74. Meu nome é helito Luís sou praticante de karate tenho 35 anos e pratico a 16 anos e nunca consegui muita abertura vou tentar seguir esses passos muito importante para uma boa abertura e passar para os alunos e professores muito obrigado . Oss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Helito! Seja persistente! Convide seus amigos para darem uma passadinha aqui e olharem as dicas eles também! Bjo

      Excluir
  75. Oi mesmo eu assistindo vídeos e vendo esse site não consegui fazer vcs poderiam me dar uma resposta do que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem, não sei por quanto tempo tem treinado, mas é essencial dizer que o importante é persistir! Meu espacate demorou anos para sair, enquanto o de algumas pessoas demora alguns meses! Lembre-se sempre de não forçar demais, ou poderá se machucar a ponto de ter que parar de treinar por uns dias!
      Espero ter ajudado

      Excluir
  76. Olá ,tenho 15 anos, faço Ballet a 4 anos , fiz os alongamentos, mas depois de uns minutos comecei a sentir uma leve dor na dobra interna das coxas. É normal?

    ResponderExcluir
  77. Eu aprendi a fazer espacate em uma semana ��bjos pra vcs que não conseguem kkkk Brinks , é só se alongar gente bastante mais tbm respeitar os limites do corpo

    ResponderExcluir
  78. Oi.. Por eu ser magro atrapalha alguma coisa pra eu abri o espacate frontal ?
    E por que precisa abril a borboleta PR abrir o espacate?

    ResponderExcluir
  79. Meu nome é reinaldo sou do Paraná, achei muito legal espagate tenho 39,anos será qe vou conseguir 0 espagate, fico indevida pois não abro nada as pernas sinto muitas dores

    ResponderExcluir